política

Votação do Impeachment. E agora?

A (zueira) votação do processo de impeachment da presidente Dilma (VANA) Rousseff na Câmara dos Deputados rolou nesse domingo e foi daquele jeito que a gente já imaginava. Muito meme bom na internet, muita gritaria, muita vergonha alheia e (depois de umas trinta horas) algum resultado no final.

01111

Mas a pergunta que não quer calar é: e agora? Como faz?

i-have-no-idea-reaction-gif

Óbvio que não sei de tudo, mas fui dar uma pesquisadinha rápida só pra compartilhar com vocês. 😉

Dilma NÃO SAI do governo hoje, ok? Cuidado com o que você vai compartilhar por ai.

Agora que o processo foi aprovado na Câmara, ele segue para o Senado, onde vai passar por uma nova comissão e aprovação. Só que agora a aprovação é de uma maioria simples, ou seja, se todo mundo comparecer, 41 votos bastam para aprovar o processo.

E AI A DILMA SAI? Não. Ainda não.

gifs-no-way

Se houver maioria, o processo do impeachment é instaurado e ela é afastada do cargo por 180 dias.

E AI QUEM ENTRA É O AÉCIO NÉ? (brincadeirinhaa! hahaha)

Nesse momento o vice presidente Michel (Teló) Temer, assume. Enquanto isso, os senadores votam numa nova sessão, comandada pelo presidente do STF, se o impeachment deve ou não acontecer. E precisam de dois terços dos senadores votando a favor.

Só depois disso tudo aprovado é que o impeachment é instaurado e aí a presidente Dilma é afastada do governo. Ela fica impossibilitada de se candidatar a qualquer cargo político por 8 anos e Michel Temer se torna nosso novo presidente.

giphy

Ps: Se em 180 dias os senadores não votarem a acusação, o presidente reassume e permanece na função até a conclusão do processo.

Ps 2: Se Temer também for cassado, morrer ou resolver renunciar, quem fica no lugar dele é o presidente da Câmara: Eduardo Cunha. Enquanto ele esquenta a cadeira, são convocadas novas eleições.

Acho que com essas informações super básicas já da pra gente entender um pouquinho melhor tudo que ta acontecendo por ai. Não deixe de acompanhar o final dessa história. É um momento muito importante na política do nosso país. A coisa ficou séria e quem paga a conta no final é você e eu.



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s