entre janelas · fotografia · livros etc

Entre janelas: Leia na Praça

Um convite despretensioso, uma praça e uma ideia: levar um pouquinho de leitura pra quem quiser. É só chegar! Esse é o Leia na Praça. Um convite para que crianças e adultos possam desfrutar de um espaço lúdico que priorize a leitura, a arte e a cultura, tendo sempre como pano de fundo o livro.

page3

O Leia começou em agosto do ano passado, na Praça do Futuro, ali no Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, com um grupo de pessoas que queria incentivar a leitura, pra quem quer que fosse ou passasse por ali. “A praça é um lugar aberto, livre, democrático, de passagem e de encontro, de convívio e de trocas. É o lugar perfeito pra esse tipo de movimento”, conta Cássia Medella, uma das idealizadoras do projeto.

page1

A Cássia é professora, pedagoga, psicopedagoga e arteterapeuta. Ela é uma daquelas pessoas que você tem certeza de que não poderiam estar fazendo outra coisa da vida. E foi ela que juntou mais uma galera apaixonada por esse trabalho, pra estar ali, contando histórias. Eles selecionam as histórias, preparam as atividades e decoram o local. Tudo que a gente vê ali é doação dos membros do coletivo, em parceria com a ONG Onda Carioca, que é responsável pela manutenção da Praça do Futuro, numa parceria com a prefeitura da cidade.

page8
page6
page4
“Eu sempre passei por aqui e fiquei muito curiosa com essa instalação”, conta Cássia. “Um dia, eu encontrei o Júlio, responsável pela ONG, conversamos sobre desenvolver um projeto aqui, eu escrevi o projeto do Leia e mandei pra ele. Ele topou na hora. E agora a gente ta aqui. Fazendo isso até hoje”.

O Leia se divide em três projetos: o Leia Conta, que acontece todo terceiro sábado de cada mês (quando o tempo ajuda!), com leitura e contação de histórias, árvore de livros, oficinas, música, atividades artísticas, brincadeiras e sorteios. Também tem as mediações, toda quinta e sexta-feira, a partir de 17h30. Essa atividade visa a exploração livre de livros, com leitura de histórias por mediadores. E todos os dias também tem a Biblioteca Comunitária, ou o “Espaço Me Leva”. Lá você encontra livros para todas as idades. É só pegar, e levar.

page2page2
page11a
page12

“Desde que o projeto começou eu venho a todas as mediações. Gosto muito de tudo que acontece aqui. Adoro ler e adoro as oficinas também”. Quem me conta isso é a Isadora, de 10 anos. Quando chegamos na praça, ela já está la, de um lado pro outro, ajudando todo mundo, organizando as atividades, chamando quem passa por ali. Ela participa inclusive como contadora de histórias durante a semana.

Aos poucos as pessoas vão chegando, sentando, parando pra ouvir e ver o que está acontecendo ali, e antes que a gente perceba, o lugar já está lotado de olhinhos e ouvidos atentos à história da semana. Até os pais das crianças já sentem a diferença do projeto e dizem que começaram a ler para os filhos em casa, por causa do Leia na Praça. “Meu filho sempre pede pra vir aqui. Ele gosta muito. É bem gostoso estar aqui”, diz Maria, mãe de uma das crianças que participa do projeto.

page7
page10

A tarde passa e a gente nem sente. Todo mundo com um sorriso no rosto, imerso naquele mundo de fantasia. A história do dia emociona quem ouve e quem conta, e no final, o presente é sempre um livro. Todo mundo pode levar um pra casa.

page11

Pra quem quiser saber mais sobre o projeto, doar livros ou saber quando é a próxima reunião, é só entrar na página deles no Facebook.

page13

Todas as fotos foram feitas pela Mai Portugal Fotografia.


Anúncios

4 comentários em “Entre janelas: Leia na Praça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s