por ai

Confissões do transporte público

Uma velhinha sentou no meu colo hoje de manhã no metrô. Ela se desequilibrou enquanto tentava sentar do meu lado e acabou caindo no meu colo, na verdade. Entre se ajeitar no lugar dela e sair de cima de mim, óbvio que iniciamos uma conversa, afinal, já tínhamos certa intimidade.

Ela começou a me contar sobre como é difícil chegar nessa idade. A gente perde o equilíbrio, fica um pouco mais fraco, as coisas mais simples viram um desafio maior.

Sem saber muito bem o que dizer depois desse desabafo de um estranho, segui com o gesto padrão para conversas com desconhecidos no transporte público: balancei a cabeça em sinal de acordo com tudo que ela falava.

A partir dai ela começou a me contar sobre o dia dela, que já tinha começado bem mais cedo: foi ao médico, pegou exames, caminhou. Estava tudo bem com ela. A única queixa do médico é que ela estava um pouco gorda. “Veja só, que abuso! Gorda, eu?” – foi o que ela me disse. Ai eu ri. Ri de verdade, sem querer fingir que estava concordando com uma estranha. Acho que foi ali que criamos algum vínculo.

Ela me contou sobre como aproveitou a vida apesar de tudo. Não tem arrependimentos. Fez tudo que queria (dançou, nadou, namorou muito). Perguntou quantos anos eu tinha. Respondi e ela riu surpresa, se divertindo muito com a pouca idade que tenho. 

Já estávamos quase em Cantagalo. Antes de levantar, com muito cuidado pra não cair no meu colo de novo, ela perguntou se eu estava aproveitando bem minha vida. Sem muito tempo de refletir, apenas disse que sim. Ela sorriu, me desejou um bom dia e saiu.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s